Qual a diferença de Duathlon e Biathlon? Ambas competições servem como preparação para o Triathlon!

without comments

Duathlon

As competições de duathlon estão divididas em três etapas: corrida, ciclismo e corrida.

- As distâncias são: 10k, 40k e 5k;

- Na etapa de corrida é permitido um número máximo de 4 voltas (10k);

- No ciclismo o número máximo são de 8 voltas (40k);

-  Na 2ª etapa de corrida é permitido um número máximo de 2 voltas (5k).

(Regulamento oficial da CBTri – Confederação Brasileira de Triathlon).

O duathlon é uma alternativa de ingressar aos esportes de longa distância como o Triathlon, mas neste caso realizando apenas corrida e ciclismo. Desta forma a competição torna-se menos extensa e aumenta o prazo do atleta iniciar as competições com natação. Normalmente quem tem mais facilidade em pedalar, além de correr, escolhem esta modalidade esportiva com intúito de projetar um futuro triathlon no currículo de competições esportivas.

Biathlon

O biathlon já é pouco menos difundido aqui no Brasil. Normalmente são realizadas provas na praia de Santos, litoral sul de São Paulo. Esta modalidade consiste em natação e corrida. Existem várias distâncias, mas dentre estas distâncias o mais procurado é a de 500m de natação e 3k de corrida.

Diferentemente do duathlon, os iniciante em triathlon procuram esta modalidade por causa da facilidade em natação, ou então o competidor não possui uma bike speed para realizar um duathlon ou triathlon. Portanto, esta modalidade torna-se a melhor opção para iniciar os treinamento semelhantes ao dos ingressantes do triathlon.

Dica da ProRunning:

Estas são as duas oportunidades de vivenciar as competições mais próximas do que é o triathlon. De acordo com o seu nível de treinamento você poderá escolher qual das duas modalidades realizar primeiro, em seguida realizar a outra modalidade, antes mesmo de participar de seu primeiro triathlon.


Written by Felippe Maranhao

January 21st, 2012 at 11:50 am

Leave a Reply