Tabela de Frequência Cardíaca – Idade / FCmáx. / %.

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Estava comentando no Twitter que devemos nos basear nos treinos (principalmente aeróbios) na porcentagem de FCmáx. Essa é uma tabela base que retirei do manual do usuário do frequêncímetro Polar, pelo qual ajusto o meu monitor e recupero os dados do treino que nele ficam registrados.

O aparelho permite que nós possamos estabelecer os limites mínimo (piso) e máximo (teto) da ‘zona de treinamento’. Funciona da seguinte forma (oriente-se pela tabela acima – por exemplo, faixa de 25 anos):

Coloco o limite mínimo de 137 BPM (Batimentos Por Minuto) e o máximo de 156 BPM. Então quando eu começar a correr, pedalar ou nadar (ou qualquer outra atividade), começo a contagem no frequêncímetro e ele me dará um ‘bip’ dizendo quando ultrapassei o limite mínimo e estou dentro da zona de batimentos cardíacos (137 a 156). Dessa forma podemos controlar a intensidade da atividade em execução – cadência. Se eu ficar abaixo de 137 bpm (piso), sei que deverei aumentar o ritmo para retornar à zona e, se eu ultrapassar o limite máximo (teto), deverei diminuir o ritmo.

Então verifique sua faixa de idade e estipule a % da FCmáx. para realizar seus treinos com um maior controle sobre o seu corpo.

Observações: recomendo colocar o piso (limite mínimo) de 70%, uma vez que a caminhada rápida já pode atingir entre 60-65% da FCmáx. Uma faixa boa está entre 70 a 85-90%.


Written by Felippe Maranhao

July 26th, 2011 at 4:51 pm

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