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Como se recuperar de uma fascite plantar.

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Um dos grandes problemas que nós corredores sofremos é de fascite plantar. Basicamente é uma inflamação na sola do pé. Há alguns meses comecei a trabalhar em um local novo e fui experimentando alguns modelos de tênis novos para esse trabalho. Com carga horária cheia, senti desconforto em um modelo de tênis, mas depois não senti mais dores.

Fui usando o tênis e coloquei uma palmilha a mais, mas de uma forma silenciosa fui comprometendo a lesão feita pelo próprio tênis. O arco central da sola estava elevado e a pressão exercida na sola do pé lesionou a região.

Mudei imediatamente de modelo, mas ainda sinto algumas dores meses depois do ocorrido. Esse tipo de lesão deve ser acompanhado semanalmente, fazendo a manutenção de calçados (trocando-os quase diariamente) e aplicação de gelo. Em alguns casos, devemos visitar o fisioterapeuta e usar métodos um pouco mais sofisticados, como a fita adesiva acima aplicada na sola do pé que permite a extensão dos músculos e tendões, originando assim uma aceleração na recuperação da lesão.

É importante saber a tensão exata para aplicar na lesão, sendo que as diferentes cores dos adesivos fisioterápicos tem uma tensão específica. Fisioterapeutas são os profissionais indicados para a aplicação do adesivo, uma vez que necessita da atenção de seguir as fibras musculares e não prejudir mais o local da lesão.

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Um exercício muito bom para fazer em casa é a extensão da fáscia como na imagem acima. Pegue um pedaço de pano e faça o movimento como demonstrado acima. Realizar movimentos no sentido inverso também ajuda na recuperação (pode ser feito “pisando” em uma bolinha de tênis fazendo movimentos suaves para frente e para trás).

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