Woman Stretching at Sunset

Alongamento pré-treino.

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O alongamento pré-treino é tão importante quanto ao alongamento pós-treino. Há quem defenda a ideia de que alongar antes dos treinamentos de corrida ou qualquer outro esporte pode prejudicar no desempenho do músculo e até mesmo aumentar as chances de se lesionar por causa do excesso de carga nas fibras musculares.

Existe livros e artigos que defendem os dois lados, mas vou fugir do que é científico e me posicionar como corredor de longas distâncias. Correr durante 2 horas, seja em treino ou prova, é uma carga muito pesada para os músculos, principalmente quando eles não estão condicionados a tal esforço.

Por experiência própria posso afirmar que devemos fazer sim os alongamentos antes e depois, mas há uma regra que aprendi com um amigo de trabalho o tempo certo de se fazer os alongamentos. Como o tema é o alongamento pré, é só seguir uma regra simples e o seu corpo estará preparado para alongar e correr posteriormente.

FAÇA UM BREVE AQUECIMENTO ANTES DO ALONGAMENTO PRÉ-TREINO. Eu sigo esta ordem há mais de dez anos treinando corrida e até agora não tive maiores problemas de alongamento pré-treino.

Passo 1: Aquecimento leve de 1 minuto caminhando ou trotando;

Passo 2: Alongamento pré-treino;

Passo 3: treino;

Passo 4: Volta a calma (caminhada pós corrida para diminuir os batimentos cardíacos);

Passo 5: Alongamento pós-treino.

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