medidasdarodadebike

As diferenças entre bikes aro 26″, 27.5″ e 29″.

medidasdarodadebike

A primeira informação que devemos saber é que a unidade de medida de rodas de bike é em polegadas. Muitas pessoas falam do diâmetro do aro da bike, mas não especificam sua unidade de medida.

A bike mais comum no mercado é a bike de aro 26″. Há alguns anos foi inventada a bike de aro 27,5″ e 29″ para otimizar as pedaladas. Se falarmos de física apontaremos diferenças no “ângulo de ataque à obstáculos”.

O que isso significa?

A área de contato do pneu com o solo aumenta, então o ângulo entre o pneu e o solo diminui em até 4% para aro 27,5 e 6% para 29, isso quando comparado às medidas do aro 26″. Matematicamente podemos formular assim:

Aro 26″ = -X%

Aro 27,5= -4%

Aro 29″ = -6% 

Deixando a física e matemática de lado, isso significa uma diferença na performance das pedaladas, ou seja, quanto maior o diâmetro da roda, menos voltas ela dá, então a energia muda e teoricamente a bike anda mais rápido. Porém, há o outro lado da moeda. Quanto maior a roda mais lenta a bike se torna quando a roda muda de direção, o que é constante em um simples passeio de bike.

Os pros e contras são vários. Resumidamente os pontos favoráveis ou não da geometria da roda são esses abaixo:

Rodagem do pneu
Regras básicas: Qualquer que seja a rodagem da bicicleta, quanto mais leve a roda melhor.
Diminuir peso custa caro, mas até um determinado ponto vale a pena.Quanto maior o diâmetro da roda:

  • mais fácil passar por um obstáculo
  • absorve melhor os impactos
  • estrutura mais frágil
  • mais lenta nas mudanças de direção
  • pesa mais
  • acelera com menos rapidezQuanto menor o diâmetro da roda:
  • mais dificuldade para passar obstáculos
  • absorve pior os impactos
  • estrutura mais forte
  • mais rápida nas mudanças de direção
  • acelera com mais rapidez

    Medidas nominais mais comuns de rodas de bicicletas:

    20 polegadas (20″) utilizadas nas BMX, infantis, dobráveis etc

    24 polegadas (24″) utilizadas nas bicicletas para adolescentes

    26 polegadas (26″) utilizadas na maioria das Mountain Bikes e são as mais comuns no mercado de bicicletas brasileiras para adultos. A medida é tirada exatamente como na foto acima. Com um pneu 2.0 (altura do pneu) a medida 26″ é exata.

    29 polegadas (29″) utilizadas atualmente em algumas Mountain bikes

    700C utilizadas na maioria das bicicletas de corrida (speed), nas híbridas e estradeiras

Fonte: escoladebicicleta.com.br


A outra história da mudança de diâmetro dos aros de bike é meramente comercial. Um dono de bicicletaria em que comprei minha bike foi enfático quando o questionei sobre o assunto:

“…fizeram as mudanças para vender o produto, uma vez que as novidades de bikes estavam se esgotando, portanto, diâmetros novos, novas vendas…”

Para os cicloturistas há um problema na aquisição de bikes aro 27,5″ e 29″. Dependendo de onde você vá viajar pedalando, se a câmara de ar furar a dificuldade de encontrar câmara para esses aros é maior, ou seja, ainda a aro 26″ é mais comercializada no mundo. Esse fato foi confirmado por um casal de ciclistas que decidiram pedalar pelo mundo e constataram que em locais remotos a chance de encontrar reparo para 27,5″ e 29″ seria menor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>