maratonadenovayork

As 6 maiores maratonas do mundo.

Existe no mundo 6 grandes maratonas: Tóquio, Londres, Boston, Berlim, Chicago e Nova York. Essas 6 maratonas estão na restrita lista World Marathons Majors.

Já havia feito 6 posts diferentes sobre cada uma delas (antigo blog), mas desta vez, para fazer um remake do assunto decidi coloca-las todas juntas. Veja um pouco de cada abaixo:

maratonadetoquio

Disputada no começo do ano (Fevereiro), a maratona de Tóquio passou a integrar o grupo de maratonas da World Marathon Majors em 2013.

A maratona de Tóquio era dividida entre homens e mulheres, tendo assim uma edição para cada gênero. A partir de 2007 a maratona passou a ser mista e desde então está entre as 6 maiores do mundo.

maratonadelondres

A maratona de Londres é disputada em Abril e é considerado um grande evento esportivo no mundo. Sua transmissão Ao Vivo é acompanhada por milhões de pessoas, tornando-a uma maratona requisitada pelos patrocinadores.

Organizada pela primeira vez em 1981, tornou-se gigantesca e seus milhões de libras é convertido às instituições de caridade do país. É citada no Guinness Book Of Records como o maior evento de caridade do mundo (teve cerca de 47,2 milhões de libras arrecadados apenas em uma única edição – 2009).

maratonadeboston

A mais conhecida e tradicional prova de longa distância do mundo. Ela foi fundada em 1897 e só não é mais antiga que a maratona olímpica de Atenas, disputada em 1896.

Só por essa constatação acima já dá para entender porque a prova é tão almejada pelos maratonistas do mundo. A prova é disputada na segunda quinzena de Abril.

Foi em Boston que houve o atentado terrorista em 2013 no final da prova deixando 3 mortos e centenas de feridos (entre os mortos havia uma criança de 8 anos). Infelizmente um fato triste que manchou a história desse grande evento.

maratonadeberlim

Criada em 1974 por um grupo de atletas do clube SC Charlottemburg, sua primeira edição foi disputada por apenas 286 atletas, com um percurso quase integralmente dentro da floresta de Grunewald, uma área em volta de Berlim Ocidental. Hoje, depois de ganhar as ruas da cidade e do fim da divisão de Berlim, ela é uma maratona muito rápida e de alto nível atlético, por ser disputada sob condições climáticas adequadas e num percurso plano, sem grandes elevações.

A prova tem largada no Portão de Bramderburgo. Só por esse fato já dá pra perceber o porque tantos maratonistas almejam correr na cidade de Berlim. Visual fantástico composto por muito verde em toda prova. A prova é disputada em Setembro.

maratonadechicago

A maratona de Chicago foi criada logo após a maratona de Boston. Sua primeira edição foi em 1905 e teve uma única pausa em 1987 por falta de patrocínio.

É realizada em Setembro e assim como a maratona de Berlim, o clima favorável ajuda a ser uma prova rápida. Desde 1977 integra o grupo das maratonas do World Marathon Majors.

maratonadenovayork

E para fechar o calendário anual de maratonas, nada mais nada menos a maratona de Nova York. Foi fundada em 1970 e o percurso passa pelos 5 bairros de Nova York. Ela é realizada no primeiro domingo de Outubro.

O percurso começa na Staten Island, passa pela ponte Verrazano-Narrows (foto) e chega a Brooklyn, onde depois percorre os bairros da cidade.

A prova tem cerca de 50.000 participantes anualmente, com fila de espera. Em 2012 foi cancelada por causa do furacão Sandy e os inscritos na prova daquela edição foram automaticamente transferidos para o ano seguinte.

Uma bela prova para fechar o ano.


Essas informações retirei basicamente do site oficial das maratonas (link no primeiro parágrafo) e do Wikipédia. A ordem das provas no post segue a ordem no calendário anual de corridas. Se programado direitinho, dá até para fazer mais de 2 maratonas no ano, dependendo da disposição física e financeira do corredor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>