Qual é o melhor método de treinamento para iniciantes em corrida de rua, contínuo ou intervalado?

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Hoje em dia o esporte que está em evidência é a corrida de rua. Muitos esportistas estão praticando este esporte com o intuito de ganhar condicionamento físico, estética e lazer.

Mas começar as práticas de corrida exige adaptações específicas, principalmente quando o praticante é sedentário. Ninguém conseguirá sair correndo quilômetros de distância de um dia para o outro, e para que cada um consiga adquirir o condicionamento físico gradativo, existem dois tipos de treino para se realizar: o contínuo e o intervalado.

O que é treinamento contínuo:

O treinamento de corrida contínuo é caracterizado pelo alto volume e baixa intensidade, ou seja, normalmente o corredor percorre uma distância longa com uma velocidade baixa/moderada. Não há intervalos de descanso durante todo o percurso.

O que é treinamento intervalado:

O intervalado é caracterizado pelo baixo volume e alta intensidade. Ao invés de percorrer a distância em baixa/moderada velocidade, o corredor realizará ‘tiros’ de velocidade intensa em um determinado tempo, por exemplo:

- 10x de 1 min. correndo forte / 1 min. de caminhada leve

(Lê-se: 10 tiros de 1 minuto correndo forte por 1 minuto de descanso (caminhada) entre as séries de tiros de corrida).

Obs.: Será realizado caminhadas de 1 minuto entre os tiros intensos de corrida, caracterizando assim um descanso ativo que recuperará o atleta da fadiga muscular das séries intensas de tiros de corrida.

O que a literatura diz:

Autores de diferentes artigos científicos apontam os treinamentos intervalados como o mais eficaz para os iniciantes em corrida de rua, alegando assim um progresso mais rápido do que os progressos de treinamentos contínuos.


Written by Felippe Maranhao

April 14th, 2012 at 4:17 pm

Posted in Corrida

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