Monthly Archives: janeiro 2017

tenisapertado

Em corridas com ladeiras sempre use um tênis maior que seu pé (um número a mais).

tenisapertado

Essa foi uma dica que me deram quando fui fazer a minha primeira corrida de aventura. Estava comprando um tênis novo de trilha, e só encontrava um número maior que o meu. Isso porque tenho “pé de princesa” (calço 38), então encontrar tênis masculino pra mim do jeito que quero é um desafio.

Eu queria comprar um Salomon, então o modelo que eu queria só tinha tamanho 39. Comprei o tênis porque estava com um preço bom, então arrisquei um número maior mesmo sabendo que poderia ser um erro. Pelo contrário, logo após a aquisição muitas pessoas me perguntaram: “Você comprou um número maior?”. Disse que sim e as pessoas comentaram: “Você já tem experiência, né? Sabe que em trilhas devemos usar sempre um número a mais porque senão os nossos dedos são ‘esmagados’ nas descidas…”

Na verdade foi por falta de opção mesmo, mas era exatamente o que eu deveria ter feito. Corri aquela prova de aventura e em nenhum momento senti problemas com o conforto do tênis. Lembrei que o tênis anterior apertava um pouco nas descidas por ele ser justo, do tamanho exato do pé.

Essa é uma regra básica entre nós corredores de trilhas ou trekking. Nunca compre o seu número exato caso queira passar longas horas em trilhas.

Woman Stretching at Sunset

Alongamento pré-treino.

Woman Stretching at Sunset

O alongamento pré-treino é tão importante quanto ao alongamento pós-treino. Há quem defenda a ideia de que alongar antes dos treinamentos de corrida ou qualquer outro esporte pode prejudicar no desempenho do músculo e até mesmo aumentar as chances de se lesionar por causa do excesso de carga nas fibras musculares.

Existe livros e artigos que defendem os dois lados, mas vou fugir do que é científico e me posicionar como corredor de longas distâncias. Correr durante 2 horas, seja em treino ou prova, é uma carga muito pesada para os músculos, principalmente quando eles não estão condicionados a tal esforço.

Por experiência própria posso afirmar que devemos fazer sim os alongamentos antes e depois, mas há uma regra que aprendi com um amigo de trabalho o tempo certo de se fazer os alongamentos. Como o tema é o alongamento pré, é só seguir uma regra simples e o seu corpo estará preparado para alongar e correr posteriormente.

FAÇA UM BREVE AQUECIMENTO ANTES DO ALONGAMENTO PRÉ-TREINO. Eu sigo esta ordem há mais de dez anos treinando corrida e até agora não tive maiores problemas de alongamento pré-treino.

Passo 1: Aquecimento leve de 1 minuto caminhando ou trotando;

Passo 2: Alongamento pré-treino;

Passo 3: treino;

Passo 4: Volta a calma (caminhada pós corrida para diminuir os batimentos cardíacos);

Passo 5: Alongamento pós-treino.