Monthly Archives: abril 2016

maratonadenovayork

As 6 maiores maratonas do mundo.

Existe no mundo 6 grandes maratonas: Tóquio, Londres, Boston, Berlim, Chicago e Nova York. Essas 6 maratonas estão na restrita lista World Marathons Majors.

Já havia feito 6 posts diferentes sobre cada uma delas (antigo blog), mas desta vez, para fazer um remake do assunto decidi coloca-las todas juntas. Veja um pouco de cada abaixo:

maratonadetoquio

Disputada no começo do ano (Fevereiro), a maratona de Tóquio passou a integrar o grupo de maratonas da World Marathon Majors em 2013.

A maratona de Tóquio era dividida entre homens e mulheres, tendo assim uma edição para cada gênero. A partir de 2007 a maratona passou a ser mista e desde então está entre as 6 maiores do mundo.

maratonadelondres

A maratona de Londres é disputada em Abril e é considerado um grande evento esportivo no mundo. Sua transmissão Ao Vivo é acompanhada por milhões de pessoas, tornando-a uma maratona requisitada pelos patrocinadores.

Organizada pela primeira vez em 1981, tornou-se gigantesca e seus milhões de libras é convertido às instituições de caridade do país. É citada no Guinness Book Of Records como o maior evento de caridade do mundo (teve cerca de 47,2 milhões de libras arrecadados apenas em uma única edição – 2009).

maratonadeboston

A mais conhecida e tradicional prova de longa distância do mundo. Ela foi fundada em 1897 e só não é mais antiga que a maratona olímpica de Atenas, disputada em 1896.

Só por essa constatação acima já dá para entender porque a prova é tão almejada pelos maratonistas do mundo. A prova é disputada na segunda quinzena de Abril.

Foi em Boston que houve o atentado terrorista em 2013 no final da prova deixando 3 mortos e centenas de feridos (entre os mortos havia uma criança de 8 anos). Infelizmente um fato triste que manchou a história desse grande evento.

maratonadeberlim

Criada em 1974 por um grupo de atletas do clube SC Charlottemburg, sua primeira edição foi disputada por apenas 286 atletas, com um percurso quase integralmente dentro da floresta de Grunewald, uma área em volta de Berlim Ocidental. Hoje, depois de ganhar as ruas da cidade e do fim da divisão de Berlim, ela é uma maratona muito rápida e de alto nível atlético, por ser disputada sob condições climáticas adequadas e num percurso plano, sem grandes elevações.

A prova tem largada no Portão de Bramderburgo. Só por esse fato já dá pra perceber o porque tantos maratonistas almejam correr na cidade de Berlim. Visual fantástico composto por muito verde em toda prova. A prova é disputada em Setembro.

maratonadechicago

A maratona de Chicago foi criada logo após a maratona de Boston. Sua primeira edição foi em 1905 e teve uma única pausa em 1987 por falta de patrocínio.

É realizada em Setembro e assim como a maratona de Berlim, o clima favorável ajuda a ser uma prova rápida. Desde 1977 integra o grupo das maratonas do World Marathon Majors.

maratonadenovayork

E para fechar o calendário anual de maratonas, nada mais nada menos a maratona de Nova York. Foi fundada em 1970 e o percurso passa pelos 5 bairros de Nova York. Ela é realizada no primeiro domingo de Outubro.

O percurso começa na Staten Island, passa pela ponte Verrazano-Narrows (foto) e chega a Brooklyn, onde depois percorre os bairros da cidade.

A prova tem cerca de 50.000 participantes anualmente, com fila de espera. Em 2012 foi cancelada por causa do furacão Sandy e os inscritos na prova daquela edição foram automaticamente transferidos para o ano seguinte.

Uma bela prova para fechar o ano.


Essas informações retirei basicamente do site oficial das maratonas (link no primeiro parágrafo) e do Wikipédia. A ordem das provas no post segue a ordem no calendário anual de corridas. Se programado direitinho, dá até para fazer mais de 2 maratonas no ano, dependendo da disposição física e financeira do corredor.

runningoutside

Esportes na natureza.

runningoutside

Procuramos muito na internet para nos inspirar, certo?! Uma das coisas que sempre busquei na internet e serve de inspiração para mim são os esportes praticados na natureza – na terra, água e ar.

De tanto olhar fotos de esportistas amadores correndo em estradas de terra, acampando, fazendo rapel, “bicicletando” em trilhas, descendo corredeiras de caiaque, etc, me levou a fazer minha primeira corrida em trilhas. Logo após fiz minha primeira corrida de aventura e isso sim foi paixão à primeira vista.

Mas na vida temos que nos manter inspirados diariamente. E na minha conta no Pinterest há uma boa parcela de inspiração para o meu dia-a-dia e, para os meus planos futuros de viagens e provas.

Acho interessante compartilhar essas inspirações com vocês aqui no blog mostrando paisagens, materiais esportivos, utensílios de camping, carros/trailers, etc.

Há muito mais do que apenas corrida e bike nessa vida. Há também corrida e bike em lugares paradisíacos!

Bem-vindos ao Outdoor Inspirations!

oldschoolbike

Beach Cruiser Bikes: A Bike “Old School” para andar na praia.

MAG_8589

No começo do ano meu primo e amigos foram para Huntington Beach, na California. Andando por lá meu primo disse que se lembrou de mim logo de cara quando viu a praia “infestada” de bikes na orla.

Em um dos dias em que estiveram por lá, entraram numa bicicletaria para dar uma olhada nos modelos e ele disse que só não comprou uma porque não tem o hábito de andar de bike aqui em São Paulo, caso contrário, pela beleza das bikes “Old School”, teria trazido uma na bagagem.

Achei legal da parte dele falar isso pra mim porque ele comentou com nossos amigos: “…imagina se o Felippe vê isso daqui?!…” Ele tirou umas fotos pra mim, mas acabou perdendo o celular. Então fui buscar no Google e ver do que ele estava falando.

São maravilhosas! É a bike típica do filme americano da Sessão da Tarde que os adolescentes andavam na orla da praia atrás das meninas para “xavecar”. Lá na California o estilo de vida é sensacional, com a qualidade lá em cima. Imagina então andar nas ciclovias perfeitas das praias da California com uma bike estilosa “Old School”?! É o sonho de muitos de nós!

Esses modelos acima descrevem bem o que é a paixão dos americanos por esse estilo de bike. Nas praias especificamente são chamadas de Beach Cruiser Bikes.

Quem sabe um dia eu não vou até lá andar numa Beach Cruiser e tirar umas fotos com a minha GoPro… Enquanto isso, vamos de MTB nas ruas esburacadas de SP mesmo! Rs.

salomonparacriancas

…e #Salomon para crianças.

salomonparacriancas

Aproveitando o post anterior sobre a Salomon, agora dedico esse às crianças. Como havia dito anteriormente, a Salomon é especialista em tênis “fora de estrada”, então há características marcantes nos modelos da marca.

Hoje na escola um aluno entusiasmado me mostrou o tênis novo que ganhou de sua mãe. Só para constar, seus pais são campeões de corrida de aventura em várias etapas do Brasil, então a família é do tipo Outdoor.

Para um filho de campeões de corrida de aventura, um Salomon, lógico. A principal característica do modelo é o formato das tiras na lateral do cabedal que dão uma maior firmeza no pé, trazendo assim estabilidade para o pé na prática de atividades físicas. O cadarço de elástico ajuda no conforto e ajuste ao pé uniformemente. Isso faz muito (toda) diferença para evitar torções.

Para as crianças, assim como menciono na página For Kids, a sola tem o molde do pé, com o arco adequado, uma “liberdade a mais” no ante-pé evitando assim compressão dos dedos e ajudando na flexibilidade, além do contraforte que é de material mais resistente que todo o resto do cabedal, deixando assim o calcanhar firme.

Dos modelos para crianças praticarem esportes, mais um tênis que visa o bem-estar das crianças e otimiza seu desempenho nas práticas esportivas na infância.

salomon

#Salomon para trilhas…

salomon

Para quem está procurando tênis “fora de estrada”, o tênis é o Salomon. Muito vemos sobre marcas de tênis e suas especialidades, como tênis minimalistas, tênis com “drop” alto, tênis “híbrido”, Five Fingers, etc.

A Salomon tem como especialidade os modelos para trilhas, terrenos acidentados, etc. Eu já corri várias corridas de aventura e trail running, e em todas as corridas eu corri com um tênis diferente (inclusive tênis para asfalto também), e posso afirmar que até hoje o melhor que usei foi o Salomon.

Esse modelo acima por exemplo é o XA 3D Ultra, um tênis que não tem cravos longos na sola, mas adere à terra (seca) com propriedade. O cabedal do tênis é sensacional, porque mantém a leveza de um tênis de corrida com bastante tecido que possibilita a ótima ventilação do pé durante a corrida.

A Salomon tem como característica em seu modelos essas tiras laterais no cabedal que surgem da altura da entressola até o cadarço, mantendo o pé firme e bem posicionado quando amarrado. Isso traz estabilidade para o pé e evita torções em terrenos acidentados, assim como é a proposta da marca (com detritos no terreno).

Vale muito a pena fazer um test-drive em um Salomon antes de tentar outras marcas para a especialidade.

fatbike

#FatBike: #Scott Big Ed.

scottbiged

Essa é a Scott Big Ed, uma Fat Bike bem conceituada no ramo das bikes com rodas “supersize”. As Fat Bikes foram criadas para andar em terrenos acidentados, principalmente na neve e na areia.

Se analisarmos bem, andar de bike na neve não parece tarefa muito fácil. Temos uma ideia de quando éramos pequenos e fomos até a praia andar de bike na areia molhada – impossível! Com o pneu fino, a roda afunda na areia e a pedalada torna-se um treino de força pesado.

A Fat Bike é uma Mountain Bike “normal”, mas com a diferença apenas no garfo para encaixar a roda de 4 polegadas (cerca de 10 cm de largura). De resto a bike é a mesma, com a mesma estrutura de quadro e o mesmo sistema de câmbio e transmissão.

O diâmetro da roda também é o mesmo das tradicionais, com 26, 27,5 ou 29 de aro. Ela é uma bike para expedição, ou seja, cruzar percursos longos com terreno instável.

A Big Ed da Scott é uma das pioneiras do segmento. Vale a pena andar em uma qualquer dia desses.

Guia do Tênis do 1° semestre de 2016 atualizado!

Os lançamentos do 1º semestre já estão na aba “Guia do Tênis“. A revista Runner’s World selecionou 26 modelos do primeiro semestre (alguns nem mesmo desse ano, mas lançamentos do ano passado, porém, com picos de vendas agora), e dos 26 modelos retirei 24.

Usei praticamente o mesmo texto, mas esse “copiar e colar” me ajudou a entender os relançamentos e o que foi feito de novo em cada um deles. E dos novos, quais suas principais propostas de rendimento.

Acesse o link abaixo e entenda um pouco mais sobre o modelo que você já tem ou, o que pretende comprar.

http://prorunning.com.br/?page_id=67

skechersparacriancas

#Skechers GoRun Ride para crianças de 5 anos.

skechersparacriancas

Na quarta-feira (20) cheguei na escola e dei de cara com um aluno usando um Skechers GoRun Ride. Fiquei muito feliz de ver ele usando o tênis, porque há cerca de 2 anos venho tentando conscientizar os pais e responsáveis da importância do tênis ideal para as práticas de esportes na infância.

Esse Skechers está totalmente de acordo com os pré-requisitos das atividades físicas propostas na Educação Física Escolar, ou seja, ele não comprometerá o desempenho motor durante as brincadeiras e exercícios.

Para que você possa entender um pouco mais, o tênis é ideal porque seu cabedal (parte superior do tênis), apesar de ser reforçado, é flexível o suficiente para acompanhar o movimento do pé da criança, assim como a sola que tem o arco, moldando-se na anatomia da sola do pé.

No cabedal é possível identificar que há “tiras” embaixo do tecido. Isso significa que quando o tênis é amarrado adequadamente, as “tiras” se ajustam aos pés dando maior firmeza e estabilidade. No caso desse modelo da foto, como é feito para crianças de 5 anos aproximadamente, já não é mais de velcro, mas de cadarço. Isso porque essa faixa etária já está apta a amarrar seu tênis sozinho, sendo assim não há necessidade de um adulto ajuda-lo.

Entenda mais sobre o Tênis Ideal Para Crianças na página For Kids. Lá está especificado o que devemos ou não comprar para as crianças para praticar esportes na escola ou no clube.

http://prorunning.com.br/?page_id=28

specializedturbo

Bikes elétricas: #Specialized Turbo.

specialized

A Specialized tem sido a pioneira em Mountain Bikes e bikes de estrada há décadas, então foi só uma questão de tempo para que a empresa desse atenção para o mercado de bikes elétricas.

A Specialized Turbo foi lançada em 2012, sua velocidade máxima é de 45km/h e a duração da bateria é em torno de 1 hora – a recarga da bateria total é de até 3 horas. Uma das características marcantes no modelo é o quadro tubular onde todos os cabos e bateria se escondem nele, fazendo da Turbo uma bike muito estilosa entre modelos E-Bikes.

O sistema de freios chama-se Magura MT e é feito de fibra de carbono. A utilização dos freios gera energia que alimenta a bateria aumentando assim sua capacidade de armazenamento. O computador no guidão da bike é wireless e marca a velocidade da bike e o status de energia restante. Todo o sistema de transmissão da bike é da SRAM.

Uma bike linda para os padrões E-Bike. Definitivamente a Specialized conseguiu mexer o mercado das bikes elétricas com a Turbo e seu estilo característico.

guiadotenis

Guia de tênis do 1° semestre: Veja dois modelos da #Adidas renovados.

guiadotenis

 

Criei uma nova aba no site sobre os lançamentos do 1° semestre que estão nas lojas para venda. Agora estudando as marcas de perto e entendendo suas tecnologias fica mais fácil de listar os principais modelos e norteá-los para cada tipo de corredor.

Comecei em ordem alfabética pelos modelos da Adidas Ultra Boost ST e o Adidas Adizero Boston Boost 5, esse último apenas modificado no modelo feminino.

Dê uma olhada link abaixo da página ou no cabeçalho “Guia de Tênis” e fique por dentro. Todos os dias postado um novo no total de 26 modelos.

Link: http://prorunning.com.br/?page_id=67

Fonte: Revista Runner’s World