Category Archives: Corrida

Posts dedicados à assuntos sobre corrida.

c6d2ee10d7d6e73a87f566cbfe9ede7e

Como se recuperar de uma fascite plantar.

c6d2ee10d7d6e73a87f566cbfe9ede7e

 

Um dos grandes problemas que nós corredores sofremos é de fascite plantar. Basicamente é uma inflamação na sola do pé. Há alguns meses comecei a trabalhar em um local novo e fui experimentando alguns modelos de tênis novos para esse trabalho. Com carga horária cheia, senti desconforto em um modelo de tênis, mas depois não senti mais dores.

Fui usando o tênis e coloquei uma palmilha a mais, mas de uma forma silenciosa fui comprometendo a lesão feita pelo próprio tênis. O arco central da sola estava elevado e a pressão exercida na sola do pé lesionou a região.

Mudei imediatamente de modelo, mas ainda sinto algumas dores meses depois do ocorrido. Esse tipo de lesão deve ser acompanhado semanalmente, fazendo a manutenção de calçados (trocando-os quase diariamente) e aplicação de gelo. Em alguns casos, devemos visitar o fisioterapeuta e usar métodos um pouco mais sofisticados, como a fita adesiva acima aplicada na sola do pé que permite a extensão dos músculos e tendões, originando assim uma aceleração na recuperação da lesão.

É importante saber a tensão exata para aplicar na lesão, sendo que as diferentes cores dos adesivos fisioterápicos tem uma tensão específica. Fisioterapeutas são os profissionais indicados para a aplicação do adesivo, uma vez que necessita da atenção de seguir as fibras musculares e não prejudir mais o local da lesão.

19268358_wo0Zu

Um exercício muito bom para fazer em casa é a extensão da fáscia como na imagem acima. Pegue um pedaço de pano e faça o movimento como demonstrado acima. Realizar movimentos no sentido inverso também ajuda na recuperação (pode ser feito “pisando” em uma bolinha de tênis fazendo movimentos suaves para frente e para trás).

anatomiadotenis

Estudo sobre a anatomia do tênis para workshop em Agosto.

anatomiadotenis

 

Um estudo que costumo fazer há anos é da anatomia do tênis de corrida. Muito vemos de propaganda nas lojas e revistas, mas pouco sabemos das camadas que um tênis de corrida tem.

Conforme na imagem acima mostrada, o tênis tem várias camadas que ajudam no conforto e protege o pé de entorses ou outras lesões.

Estou fazendo as ilustrações e slides do workshop. Em breve postarei aqui o resultado.

bilingualPEnegativo

Aplicativo Bilingual Physical Education – #BilingualPE

bilingualPEnegativo

 

Boa tarde à todos! O projeto que eu tinha em mente no decorrer dos anos de escola bilíngue saiu do papel e está tomando forma.

Resolvi fazer uma página na Facebook há uns 2 meses atrás sobre o assunto EF Bilíngue e trazer para os professores de EF de São Paulo e do Brasil um pouco da cultura esportiva de fora. Essa ideia foi bem vista por coordenadores e donos de escolas, então me deu mais força para seguir em frente e investir um pouco mais nesse ramo.

Fiz um APP privado para que nós professores possamos criar essa comunidade restrita de professores de EF em escolas bilíngues e compartilhar nossas experiências do dia-a-dia.

Acabei de criar um login via Facebook através do Developers e também um chat que você poderá conversar diretamente do APP, ou seja, você acessa o APP e clica no ícone “Chat”, a mensagem que você mandar via “Chat” será enviada para um aplicativo no meu celular como mensagens instantânea. Alí nos poderemos discutir sobre assuntos profissionais e deixar o WhatsApp apenas para assuntos pessoais.

Além do “Chat”, existe o mural para que possamos compartilhar uma mensagem publicamente todos os usuários do APP. Essas informações serão relevantes quando quisermos discutir sobre vagas de emprego nas escolas, workshops, cursos, entre outras tantas curiosidades.

Agora que estruturei o APP, vem a parte de alimentar o APP com o máximo de informações e tornar o conteúdo atraente para visitas diárias.

Um ponto importante, talvez o mais importante deles, é que o APP é restrito. Isso mesmo, há possibilidade de fazer o login com senha do Facebook ou fazer o login com um cadastro simples de email e nome de usuário, porém, o acesso ao APP necessita da minha aprovação. Isso nos protege de pessoas mal-intencionadas e protegendo o conteúdo que for colocado no APP. Vale lembrar que não colocarei nenhuma imagem ou vídeo de crianças das escolas onde trabalho, isso porque existe contrato de restrição de imagem, então farei o possível para reproduzir com ilustrações as atividades que faço e que dão certo.

bilingualpeicon

Esse é o ícone do APP

O link ficará anexado na página da Bilingual PE. Acesse e faça o download para usufruir.

Nos vemos em breve!

skechersazul

#Skechers para Educação Física.

skechersazul

Há alguns posts eu mostrei um exemplo de calçado não-adequado para as práticas esportivas na escola. Agora é hora de mostrar um ótimo exemplo para as aulas de Educação Física e demais atividades dentro da escola.

A Skechers é marca líder no seguimento calçados infantis no mundo, e suas pesquisas melhoram cada vez mais os produtos direcionados para as crianças.

Um aluno meu apareceu na escola com esse modelo, então tirei uma foto para apontar as características que chamam atenção no calçado.

Cabedal adequado (parte superior do calçado) com ótima ventilação dos pés. Ante-pé flexível possibilitando a livre movimentação de flexão e extensão dos pés. Cadarço de elástico com velcro. Autonomia para tirar e colocar o tênis sozinha, sem perder a firmeza do tênis nos pés.

Há o arco na sola que se encaixa na anatomia do pé da criança, causando maior conforto e firmeza nas passadas, evitando assim entorses de tornozelo.

Ainda há um reforço na parte do protetor de calcanhar e no contraforte, dando estabilidade para o tornozelo.

Ótima sugestão para as aulas de Educação Física e dia-a-dia na escola.

Saiba mais sobre o assunto na aba For Kids.

 

brain

Psicomotricidade – Unidade #Neurociências – #BilingualPhysicalEducation

brain

No curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade (Unifai) há um módulo chamado Neurociências em que o conteúdo é focado na anatomia do cérebro e em suas funções.

Ao estudar sobre o assunto e precisar desenvolver um trabalho sobre o tema “Tônus Muscular e Educação Física Infantil”, aprendi que o cerebelo é responsável pela coordenação das atividades dos músculos esqueléticos.

Decidi compartilhar o assunto porque tenho refletido sobre o tema e gostaria de sugestões sobre o assunto com referências bibliográficas e artigos científicos.

Função (resumo da referência):

“…O cerebelo recebe impulsos sensitivos de articulações, músculos, tendões, olhos, órgãos de equilíbrio, sendo assim responsável pelos reflexos e pelos movimentos, atuando também no tônus muscular…”

Recentes pesquisas demonstraram que o cerebelo pode ter funções em diversas outras atividades, como memória de curta duração, emoções, atenção, controle de atos impulsivos, etc.

Fontes:
Spencer, Alexander P. Anatomia Humana básica. – São Paulo: Manole, 1991.
Gray´s Anatomy. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 1979

Creio que começar a estudar sobre Neurociências me ajudará a entender diversas questões com as quais professores de Educação Física se deparam no dia-a-dia com crianças.

Veja esse e outros links na aba Educação Física Bilíngue.

hakarace2017

Haka Race 2017: 1ª Etapa – Ubatuba/SP (17/Mar).

hakarace2017

 

Semana passada fui convidado para participar de mais um Haka Race. Desta vez será em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

Como muitos sabem, sou aficionado por corrida de aventura, e participar desses eventos, seja como atleta ou como staff, sempre é um prazer imenso.

Chegaremos lá em Ubatuba na sexta-feira no final da tarde para preparar a recepção dos atletas. Entregaremos os números das equipes e esclareceremos dúvidas sobre a cidade e a prova do dia seguinte.

Vou levar comigo minhas câmeras para registrar todos os momentos dos participantes. Tenho certeza que em algum momento estarei sentindo vontade de subir na bike e pedalar por toda a prova, mas deixo para outras etapas que vierem nesse ano ou no ano que vem.

Mas que sempre estarei entre os guerreiros do Haka Race, isso é um fato!

tenisparacriancas

Tênis ideal para crianças praticarem esportes na escola.

tenisparacriancas

Olá a todos!

Voltando mais uma vez para o tema “tênis ideal para crianças praticarem esportes”, desta vez, como irá acontecer mais de uma vez, focando os esportes praticados dentro da escola.

Nessa semana tive algumas aulas bem interessantes dentro da escola, e uma das coisas que mais me chamou a atenção foram os diferentes tipos de tênis que as crianças usaram e continuam usando.

Com a nova página da ProRunning chamada “Bilingual Physical Education” (Facebook), contextualizei a minha pesquisa de campo sobre calçados infantis esportivos. Tenho visto vários modelos adequados para os esportes e mais ainda os modelos inapropriados para as aulas de EF.

Trouxe hoje esse modelo para mostrar para os professores e pais o que julgo como um tênis ideal para as crianças na escola. Tirei essa foto na semana passada e como vocês podem ver, é uma marca desconhecida da grande massa. Reconheço que garimpei na internet a origem da marca e não encontrei nada. Provavelmente vem de outro país, isso porque todas as informações no modelo contidas estão em inglês, assim como a própria marca (ABC Kids).

Fugindo das grandes marcas vendidas no Brasil, os pais da criança acertaram em cheio no modelo. Esse modelo é de uma criança de aproximadamente 4 anos de idade. Começando pela sola, ela é uma sola inteiriça, ou seja, ela não tem salto, o que aumenta a área de contato da sola com o chão, dificultando assim que o tênis “derrape” com menos frequência, o que evita quedas consideráveis.

Já o cabedal (parte que envolve o pé) é flexível com bastante área de tecido leve que ajuda na transpiração do pé da criança e ajuda na flexibilidade do tênis, porém, com os reforços necessários no Ante-pé (parte da frente do tênis) e no Contraforte (parte de trás do tênis – calcanhar). Isso aumenta a vida útil do tênis com esses reforços costurados em cima da tela flexível.

Por último, porém, não menos importante, a facilidade do velcro ao invés do cadarço para amarrar. Nós professores sabemos o quanto é difícil amarrar os tênis das crianças enquanto elas fazem uma atividade dinâmica. O velcro mantém o tênis “amarrado” e sem a possibilidade de desamarrar durante a aula. Dá para perceber ainda na foto que além do velcro, existe duas tiras de cadarço elástico logo abaixo do velcro que ajuda a manter o pé firme dentro do tênis, evitando assim torções de tornozelo. Importante para o bem-estar da criança.

Aqui no blog há uma aba que mostro alguns modelos inapropriados e outros adequados. Clique nesse link e saiba um pouco mais sobre o assunto: Tênis para crianças.

capaefb

Educação Física Bilíngue

capaefb

Há alguns meses eu decidi investir um pouco mais na minha carreira profissional e dar novos passos dentro da Educação Física.

A ProRunning é o meu projeto de carreira desde que saí da faculdade, tornando assim a minha empresa. Por ela trabalhei durante anos nas academias de São Paulo e nos Parques da cidade com os treinamentos de corrida e similares.

Em 2012 recebi uma proposta de um colégio bilíngue para ministrar aulas para o ensino infantil. Graças a esse emprego pude conquistar um novo espaço no mercado de trabalho e realizei sonhos pessoais também.

Chegou a hora de acrescentar algo novo para o projeto ProRunning. Esse projeto eu denominei Educação Física Bilíngue.

Depois de muito pensar no que eu precisava fazer de novo para o meu site, ter esse novo ramo, agora na Licenciatura é bastaste estimulante.

A ideia é trabalhar dentro das escolas em inglês como eu já faço, adquirir experiência com a pós-graduação em Psicomotricidade e adquirir um certificado em inglês. Concluindo essas etapas, introduzir a EF dentro de condomínios com as atividades que já exerço, porém, todas ministradas em inglês.

É ambicioso quando se trata de profissional de EF, mas é um mercado que cresce cada vez mais. Fiz uma aba aqui no site que desenvolverei o conteúdo aos poucos, mas já possuo uma página no Facebook (com o mesmo nome) com frequentes postagens. Dá uma olhada lá!

tenisapertado

Em corridas com ladeiras sempre use um tênis maior que seu pé (um número a mais).

tenisapertado

Essa foi uma dica que me deram quando fui fazer a minha primeira corrida de aventura. Estava comprando um tênis novo de trilha, e só encontrava um número maior que o meu. Isso porque tenho “pé de princesa” (calço 38), então encontrar tênis masculino pra mim do jeito que quero é um desafio.

Eu queria comprar um Salomon, então o modelo que eu queria só tinha tamanho 39. Comprei o tênis porque estava com um preço bom, então arrisquei um número maior mesmo sabendo que poderia ser um erro. Pelo contrário, logo após a aquisição muitas pessoas me perguntaram: “Você comprou um número maior?”. Disse que sim e as pessoas comentaram: “Você já tem experiência, né? Sabe que em trilhas devemos usar sempre um número a mais porque senão os nossos dedos são ‘esmagados’ nas descidas…”

Na verdade foi por falta de opção mesmo, mas era exatamente o que eu deveria ter feito. Corri aquela prova de aventura e em nenhum momento senti problemas com o conforto do tênis. Lembrei que o tênis anterior apertava um pouco nas descidas por ele ser justo, do tamanho exato do pé.

Essa é uma regra básica entre nós corredores de trilhas ou trekking. Nunca compre o seu número exato caso queira passar longas horas em trilhas.